Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O CORRESPONDENTE

Por que o brasileiro continua um analfabeto político? Como conviver com a ameaça de uma intervenção militar? Este Correspondente tenta buscar respostas na leitura dos jornais

Por que o brasileiro continua um analfabeto político? Como conviver com a ameaça de uma intervenção militar? Este Correspondente tenta buscar respostas na leitura dos jornais

O CORRESPONDENTE

23
Jun18

MINISTRO DO GOLPE DA LAVA JATO FALA EM 'GUERRA LETAL' NAS FAVELAS E AVISA QUE 'CRIANÇA BONITINHA' PODE VIRAR ALVO

Talis Andrade

ykenga intervenção militar.jpg

 

 

A lava jato tramou o golpe que derrubou Dilma, prendeu Lula, colocou Temer no poder, e que leva `a falência as grandes empresas e estatais, causando desemprego, fome, e aumentando em milhões o número de miseráveis.

 

Não se faz golpe sem prisões, tortura e morte (a morte anunciada da vereadora Marielle FRanco foi apenas um aviso). Líderes dos direitos humanos, dos sem terra, dos sem teto são assassinados. A imprensa da direita não registra as chacinas.

 

O Globo (jornal, rádio e tv), porta-voz de Sergio Moro, de Michel Temer, declarou o Rio de Janeiro zona de guerra. Foi a senha para a intervenção militar. 

 

  "Você vê uma criança bonitinha, de 12 anos de idade, entrando em uma escola pública, não sabe o que ela vai fazer depois da escola. É muito complicado", disse Torquato Jardim, ministro da Justiça de Michel Temer; dias atrás, Marcos Vinícius, estudante de 14 anos, foi assassinado pelas costas, quando ia para a escola. Faz parte do nosso cotidiano. Ninguém se escandaliza com a tortura de uma criança de oito anos pela lava jato. 

 

Aconteceu: Pela denúncia do eletricista Lietides Vieira, agentes da Polícia Federal e procuradores da lava jato retiraram sua esposa e seu filho pequeno de casa às 6 horas da manhã para questioná-la. Ele afirmou que os agentes estavam com roupas camufladas e de armas na mão.

 

A esposa do eletricista e o filho permanecem abalados com o episódio, e o menino de 8 anos tem acompanhamento médico até hoje. Um irmão de Lietides Vieira, Edvaldo, também relatou constrangimentos sofridos.

 

A tortura inicialmente vem proibida na Constituição Federal, no art. 5º, III – que estabelece que ninguém será submetido a tortura, nem tão pouco a tratamento degradante, desumano ou cruel. A Constituição Federal seguiu a mesma linha da convenção da ONU contra a tortura e tratamentos desumanos, cruéis ou degradantes, portanto a nossa cf no art. 5º, III proíbe a pratica da tortura, assim como no art. 5º, XLIII surge a tortura como um dos crimes assemelhados aos crimes hediondos e a Constituição Federal determina que a tortura é inafiançável e insuscetível de anistia ou graça. 

camelo.jpg

 

 

 

 

247 – "Não há guerra que não seja letal", disse Torquato Jardim, ministro da Justiça de Michel Temer, ao comentar a intervenção militar no Rio de Janeiro, em entrevista ao Correio Brazliense." "Se está lá com PM, Polícia Civil e Forças Armadas, se passar um guri de 15 anos de idade, você vê a foto dele, já matou quatro, entrou e saiu do centro de recuperação, uma dúzia de vezes, e está ali com um fuzil exclusivo das Forças Armadas, você vai fazer o quê? Prende. O guri vai lá e sai, na quarta ou quinta vez que você vê o fulano, vai fazer o quê? Você tem uma reação humana aí que deve ser muito bem trabalhada psicologicamente, emocionalmente, no PM ou no soldado. Você está no posto, mirando a distância, na alça da mira aquele guri que já saiu quatro, cinco vezes, está com a arma e já matou uns quatro. E agora? Tem que esperar ele pegar a arma para prender em flagrante ou elimino a distância? Ele é um cidadão sob suspeita porque não está praticando o ato naquele momento ou é um combatente inimigo? Os EUA enfrentaram esse tema como um inimigo combatente. É a noção de guerra assimétrica, estamos vivendo uma guerra simétrica", afirmou.

 

Dias atrás, Marcos Vinícius, estudante de 14 anos, foi assassinado pelas costas, quando ia para a escola. "Você não sabe nem quais são os recursos necessários, não sabe quantos são necessários e usando qual arma. Quantos eu preciso para a Rocinha? Não sei. Como você vai prevenir aquela multidão entrando e saindo de todas as 700 favelas? Tem 1,1 milhão de cariocas morando em zonas de favelas, de perigo. Desse 1,1 milhão, como saber quem é do seu time e quem é contra? Não sabe. Você vê uma criança bonitinha, de 12 anos de idade, entrando em uma escola pública, não sabe o que ela vai fazer depois da escola. É muito complicado"

 

intervenção militar prende e arrebenta .jpg

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub