Insultada por Bolsonaro, Greta Thunberg, a "pirralha", é personalidade do ano da Time
A ativista sueca Greta Thunberg, de apenas 16 anos, foi eleita personalidade do ano de 2019 pela revista Time, por conta da luta mundial que trava em defesa do meio ambiente. Greta tem gerado a ira de lideranças da extrema direita, inclusive de Jair Bolsonaro, por denunciar o descaso de governos com a implementação de políticas ambientais.
OUTROS PREMIADOS
Entre os outros nomeados pela revista em 2019, estão o time feminino de futebol dos Estados Unidos, que recebeu o título de Atleta do Ano, os servidores públicos dos EUA que participaram dos inquéritos na Câmara contra o presidente Donald Trump, nomeados Guardiões do Ano, a cantora norte-americana Lizzo, eleita a Artista do Ano, e o CEO da Walt Disney, Bob Iger, Empresário do Ano.
GRETA E BOLSONARO
O presidente Jair Bolsonaro referiu-se na 3ª feira (10.dez.2019) à ativista Greta Thunberg como “pirralha”, ao ser questionado por 1 jornalista a respeito da morte de 2 indígenas da etnia Guajajara mortos no Maranhão. A declaração foi feita pela manhã, quando o presidente deixou o Palácio da Alvorada.
Em resposta ao comentário do Presidente, a ativista alterou temporariamente a biografia de sua conta no Twitter para “pirralha”.