Encontrada morta Mara Castilla, jovem desaparecida após pedir um carro da empresa internacional Uber
Os principais jornais do mundo destacam hoje: A estudante de 19 anos foi assassinada num motel. O motorista, único suspeito, está preso
El País, Madri - Informa Elías Camhaji: O crime fez o México estremecer. Mara Fernanda Castilla, 19 anos, a estudante universitária, que tinha desaparecido depois de pedir um carro na semana passada, foi encontrada morta, confirmou nesta sexta-feira o governador de Puebla, Tony Gali. O motorista, que a deveria ter levado para casa, é o único suspeito e está preso. A Promotoria assegura que o chofer a matou num motel. Veja aqui como tudo aconteceu.
Primeira observação: um prefeito, um governador brasileiros jamais se interessariam pelo caso. A morte de uma jovem, coisa de menor importância.
É seguro viajar de Uber um serviço que muda de nome de país para país, com diferentes formas de pagamento? Como tudo que acontece no Brasil, que a língua portuguesa vem sendo substituída pelo inglês falado nos Estados Unidos: uber é uma gíria que significa super, mega, ultra, muito, melhor, cool. É utilizada para expressar admiração, surpresa, espanto ou para salientar que alguma coisa é excepcional, é o máximo, é tudo de bom. Por exemplo: uber música, uber jogo, uber festa, uber fashion etc.
Não é um serviço novo. Estudante, em 1972, viajei de carro de Paris para Gênova, dividindo a gasolina com outros passageiros. A prática existe no Brasil como novidade desde o final de 2015 com o nome de BlaBlaCar.
Mais seguro andar de táxi ou de Uber?
Como tudo que acontece neste Brasil de porteiras abertas, Uber é uma empresa estrangeira que oferece a possibilidade de qualquer pessoa (devidamente cadastrada, checada e dona de um carro) ser motorista de outra pessoa durante um de seus percursos costumeiros.
Para maior segurança os pedidos deviam ser feitos para telefones fixos, para evitar a armadilha de perfis falsos. A garantia comercial que a Uber oferece aqui. Sem nunca ter usado a Uber já paguei ao Bradesco 500 reais de corrida.
Assassinato, estupro, coisas banais no Brasil. A discussão é trabalhista, apesar de milhares de vias de fato. Confusões entre taxistas e motoristas da Uber são denunciadas todos os dias neste Brasil dos empregos provisórios, bicos e jeitinhos escravocratas.
Os sindicatos alertam que a renda dos taxistas caiu cerca de 80 por cento desde a chegada da Uber.
A justiça brasileira, sempre a serviço das empresas, proibiu a fiscalização dos motoristas da Uber. O Congresso que aprova tudo do interesse dos piratas estrangeiros criou um lei regulamentando uma Uber livre de qualquer intromissão dos poderes legislativos, judiciários e executivos municipais e estaduais.
Eta Brasil vendido, vassalo, dependente de interesses internacionais.