Coronavírus. "Quem vai pagar por isso?"
O enfermeiro norte-americano Derrick Smith, responsável por tratar pacientes com coronavírus em um hospital de Nova York, revelou através de suas redes sociais as trágicas últimas palavras de uma das vítimas da doença que passou pelo hospital. “Quem vai pagar por isso?”, questionou o homem quando o enfermeiro estava prestes a entubá-lo.
“(Este paciente) estava com problemas respiratórios graves, tinha dificuldade para falar e ainda assim sua principal preocupação era quem haveria de pagar por um procedimento que prolongaria sua vida”, contou o enfermeiro. O medo de criar dívidas para a família era maior do que o medo da morte. “Quem vai pagar por isso?' Foram as últimas palavras que nunca esquecerei”.
Esta pandemia escancara para o mundo que a medicina paga é um crime. A medicina paga mata os pobres, os miseráveis, os endividados, as classes mais baixas, os marginalizados pelo capitalismo predador, desumano.
Derrick Smith:
" Quem vai pagar por isso?"
Últimas palavras que nunca esquecerei, a indagação que o meu paciente suspirou (entre respirações trabalhadas) para mim e para a minha equipe, depois de explicarmos que ele precisava ser entubado, e colocado num ventilador. Ligamos, para a sua esposa para que ele falasse com ela, porque, provavelmente, era a sua última oportunidade, já que muitos pacientes não se recuperam, quando entubados.
Esta situação é de longe a pior coisa que vi nos meus 12 anos de cuidados paliativos, e anestesia. O desgosto de ouvir um paciente moribundo usar as suas últimas palavras para se preocupar com as finanças de saúde.