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19
Fev23

Conheça Ane Oliva, a alagoana que brilha em dois filmes brasileiros que competem na Berlinale 2023

Talis Andrade

 

A atriz alagoana Ane Oliva atua em dois filmes brasileiros que concorrem na Berlinale 2023.
A atriz alagoana Ane Oliva atua em dois filmes brasileiros que concorrem na Berlinale 2023

 

Ela tem 28 anos de carreira nas artes cênicas, mas resolveu se aventurar nas telonas há cerca de cinco anos. A atriz Ane Oliva brilha em dois concorrentes de peso que representam o Brasil na 73a edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Ane Oliva na pele de Ludmilla, no curta "Infantaria", da diretora alagoana Laís Santos Araújo.
Ane Oliva na pele de Ludmilla, no curta "Infantaria", da diretora alagoana Laís Santos Araújo


por Daniella Franco /RFI

“Fiquei em estado de graça”, conta a alagoana de 46 anos que não esconde a emoção de atuar em duas produções brasileiras selecionadas para este que é um dos maiores festivais do mundo. “A Berlinale é um salto e está no desejo de todos que fazem cinema”, celebra.

A satisfação da atriz não ocorre à toa. No longa “Propriedade”, de Daniel Bandeira, Ane interpreta Sandra, uma das trabalhadoras rurais da fazenda no interior de Pernambuco que serve de cenário para a trama. “É uma mulher que tem uma força muito grande, uma determinação, um olhar crítico para aquela situação de opressão. Mas ao mesmo tempo que ela tem essa posição de enfrentamento, ela também age com ponderação”, descreve.

O trabalho de Daniel Bandeira faz sua estreia internacional neste sábado (18) na badalada mostra Panorama, levando para a capital alemã a temática de luta de classes no Brasil. A união dos personagens do longa na revolta contra a opressão foi ritmada pela coesão do elenco, segundo Ane.

Ana Oliva interpreta Sandra no longa "Propriedade", dirigido por Daniel Bandeira.
Ana Oliva interpreta Sandra no longa "Propriedade", dirigido por Daniel Bandeira

 

Já no curta “Infantaria”, da diretora alagoana Laís Santos Araújo, Ane interpreta Ludmilla, uma mãe solteira que, ao mesmo tempo em que cria um filho que idolatra o pai ausente, tem que gerenciar o dilema de uma filha de 10 anos que quer a todo custo se tornar adulta. O filme, que concorre na mostra Generation 14 Plus, também aborda o sofrimento das mulheres que não têm direito ao aborto no Brasil.

“É um assunto muito delicado, mas necessário e urgente. A Laís teve muita sutileza ao abordar esse tema difícil, tornando-o menos doloroso, através de um viés não violento. Porque a violência está na falta do direito da mulher sobre o seu próprio corpo”, salienta Ane.

 

 

Uma estrela ausente

Apesar de brilhar em dois filmes que representam o Brasil em Berlim, a alagoana não pôde vir participar presencialmente da Berlinale. Uma ausência que é resultado do estado do setor da cultura, após os anos de desmonte durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.

“A gente andou uns passinhos para frente nos governos anteriores a essa tragédia que foi o governo Bolsonaro, iniciado pela gestão do Temer. Foi uma catástrofe para todo o setor cultural. O artista não foi apenas marginalizado, ele foi criminalizado”, aponta.

Ane classifica a ausência de políticas públicas para a área artística como uma perseguição explícita. “Não sei quantas vezes eu escutei frases que viraram slogans de bolsonaristas, como ‘acabou a mamata’, ‘acabou a lei Rouanet’. Foi um absurdo! Essa foi uma época em que eu tive que refletir não apenas sobre o que eu teria que fazer para seguir na minha profissão, mas também para aguentar aquela carga emocional”, desabafa a atriz.

No entanto, para a atriz alagoana, esse é um momento de esperança. “Acho que o governo Lula vai ter muito trabalho para reerguer tudo o que foi destruído. Mas ao mesmo tempo que levamos uma lapada com Bolsonaro, estamos muito motivados a seguir adiante, a fazer mais e mostrar que somos importantes para o desenvolvimento desse país. É uma burrice não considerar que o mundo se desenvolve a partir da cultura”, ela conclui.

 

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