Com direito a discurso de ódio, Câmara de Curitiba nega homenagem a Marielle Franco
Homenagem a vereadora carioca assassinada a tiros teve 17 votos contra e só 11 a favor; oito vereadores de Curitiba se abstiveram
A proposta fio apresentada pela vereadora Carol Dartora (PT) e a ideia era dar o nome da vereadora carioca a um Centro Municipal de Educação Infantil. Marielle já recebeu homenagens em todo o mundo desde que foi morta a tiros junto com seu motorista, Anderson Gomes, em 2018.
Defensora dos direitos humanos,a vereadora era filiada ao PSol. Quatro anos depois de sua morte a tiros, o crime continua sem solução definitiva. Dois supostos assassinos foram presos, mas negam a autoria. E ninguém sabe dizer ao certo quem foi o mandante ou qual a motivação do crime.
Marielle, defensora de vítimas da brutalidade policial no Rio de Janeiro, se tornou objeto da fúria de certa parte da direita. Uma placa com seu nome foi quebrada no Rio numa cena célebre. Na discussão do projeto na Câmara, sua carreira foi alvo de calúnias e distorções.
Alguns vereadores disseram que não votariam a favor porque a vereadora “não fez nada por Curitiba”. Outros, mais radicais, disseram que jamais homenageariam uma “abortista”.
No fim, o que podia ser uma homenagem bonita a uma defensora de comunidades pobres e um desagravo às mulheres, à comunidade LGBTQIA+ e aos negros acabou se transformando mais uma vez numa demonstração de ódio e ignorância como a Câmara de Curitiba dá tantas vezes.
Votaram SIM
Carol Dartora (PT)
Dalton Borba (PDT)
Herivelto Oliveira (Cid)
Hernani (PSB)
Marcos Vieira (PDT)
Maria Letícia (PV)
Nori Seto (PP)
Professora Josete (PT)
Renato Freitas (PT)
Sabino Picolo (DEM)
Tito Zeglin (PDT)
Votaram NÃO
Beto Moraes (PSD)
Denian Couto (Pode)
Eder Borges (PSC)
Ezequias Barros (PMB)
Flávia Francischini (PSL)
João da 5 Irmãos (PSL)
Jornalista Márcio Barros (PSD)
Marcelo Fachinello (PSC)
Mauro Bobato (Pode)
Mauro Ignácio (DEM)
Noêmia Rocha (MDB)
Oscalino do Povo (PP)
Osias Moraes (Rep)
Pastor Marciano Alves (Rep)
Sargento Tânia Guerreiro (PSL)
Sidnei Toaldo (Patr)
Zezinho do Sabará (DEM)
Abstenções
Alexandre Leprevost (SD)
Amalia Tortato (Novo)
Indiara Barbosa (Novo)
Leônidas Dias (SD)
Pier Petruzziello (PTB)
Professor Euler(PSD)
Salles da Fazendinha (DC)
Serginho do Posto (DEM)