Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O CORRESPONDENTE

Por que o brasileiro continua um analfabeto político? Como conviver com a ameaça de uma intervenção militar? Este Correspondente tenta buscar respostas na leitura dos jornais

Por que o brasileiro continua um analfabeto político? Como conviver com a ameaça de uma intervenção militar? Este Correspondente tenta buscar respostas na leitura dos jornais

O CORRESPONDENTE

31
Mar18

Bolívia terá imagem de guerreira indígena em nota pela primeira vez

Talis Andrade

 

 

Gregoria Apaza heroína indígena.jpg

 

 

AFP - A Bolívia vai colocar em circulação em abril uma nova nota de 10 bolivianos com a imagem, pela primeira vez, de uma mulher indígena, Gregoria Apaza, que lutou contra a coroa espanhola no país. "Neste ano começaremos a emitir a nova família de notas", que será impressa pela francesa Oberthur Fiduciare, anunciou Raúl Mendoza, assessor do Banco Central, em audiência pública de prestação de contas da entidade.

 

A imagem de Apaza, que, com seu irmão Túpac Amaru (Julián Apaza), um libertário aymara, fez um cerco a La Paz contra os espanhóis em 1781, figurará nas notas de 10 bolivianos, substituindo o pintor Cecilio Guzmán de Rojas.

 

É a primeira vez em que uma heroína indígena estampa uma nota de dinheiro na Bolívia, embora em 1984 tenha aparecido a imagem de um nativo não identificado, pelo valor de 100 mil pesos bolivianos, numa época de hiperinflação galopante.

 

Foi  torturada e executada em 6 de setembro de 1782 em La Paz, pelos invasores espanhóis. 

 

A partir do ano que vem, serão impressas outras notas revalorizando próceres indígenas, uma política impulsionada pelo presidente indígena Evo Morales.

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D