Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O CORRESPONDENTE

Por que o brasileiro continua um analfabeto político? Como conviver com a ameaça de uma intervenção militar? Este Correspondente tenta buscar respostas na leitura dos jornais

Por que o brasileiro continua um analfabeto político? Como conviver com a ameaça de uma intervenção militar? Este Correspondente tenta buscar respostas na leitura dos jornais

O CORRESPONDENTE

28
Jul19

ABI considera inconstitucional e um abuso de poder a edição de medidas de Bolsonaro e Moro direcionadas a intimidarem Glenn Greenwald

Talis Andrade

paz liberdade.jpg

abi intimidaçao bolsonaro.jpeg

Haddad cobra solidariedade da mídia a Greenwald

Em artigo publicado na Folha, Fernando Haddad cobrou mais solidariedade da mídia brasileira ao jornalista Glenn Greenwald, editor do Intercept. "Greenwald vem sendo covardemente atacado pelo presidente da República, por seu filho senador e pelo ministro da Justiça sem que a imprensa local se solidarize com ele na proporção exigida, muito pelo contrário", escreveu.
 
"A reputação internacional de Moro como juiz está comprometida, mas isso não lhe dá o direito de usar seu poder como ministro para prejudicar quem cumpre seu dever. Faria melhor se tomasse a conduta profissional de Greenwald como modelo. Os jornais locais, se defenderem a liberdade e integridade de Greenwald, poderiam ajudá-lo nesta tarefa", afirma.
 
Associação Juízes para a Democracia repudia coação a Glenn Greenwald e defende liberdade de Imprensa
 

A AJD - ASSOCIAÇÃO JUÍZES PARA A DEMOCRACIA, em vista da notícia de que a Polícia Federal irá acionar o COAF para investigar dados financeiros do jornalista Glenn Greenwald, na sequência da divulgação de gravíssimos diálogos pelo site The Intercept Brasil, dando conta de ações ilegais atribuídas ao ex-juiz Sergio Moro e integrantes do Ministério Público Federal, notadamente o procurador Deltan Dallagnol, no âmbito da chamada Operação Lava Jato, vem a público afirmar que reputa absolutamente insólita e inaceitável, a iniciativa de órgãos do Estado brasileiro no sentido de coagir jornalistas que denunciam mal feitos praticados por agentes públicos, revelando inegável tentativa calar, de forma arbitrária e antidemocrática, a imprensa livre, na ânsia de desacreditar o jornalismo independente. As ameaças, ainda que veladas, para incriminar e atingir os que exercem o direito de informar a população e contribuem para que tenham acesso a um Judiciário imparcial e que não escolha réus ou quaisquer das partes como inimigas, devem ser amplamente repelidas pelo conjunto da sociedade, que tem direito tanto à informação livre quanto a um Poder Judiciário capaz de julgar em harmonia com as regras legais e democráticas.


O aprofundamento dessa iniciativa ultrajante contra um dos jornalistas do site The Intercept tem como única finalidade escamotear o eixo das discussões sobre a grave crise que se instaurou desde a divulgação desses diálogos, que nada têm de normal ou comum no cotidiano da Magistratura. A Constituição do Brasil assegura a todos (art.5o​ ​, XIV) “o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”, cuja restrição só é possível em estado de sítio (art.139, III), autorizado pelo Congresso Nacional, o que jamais ocorreu desde 05/10/1988, sendo absolutamente inconciliável com a democracia e com a ordem jurídica a adoção de quaisquer medidas que representem constrangimento à livre manifestação do pensamento e ao direito de informação.

A AJD – ASSOCIAÇÃO JUÍZES PARA A DEMOCRACIA, ao mesmo tempo em que presta solidariedade ao jornalista Glenn Greenwald, repudia não só a perspectiva de violência do Estado brasileiro, mas também a omissão eloquente de órgãos de imprensa e correspondentes entidades de classe representativa dos órgãos de mídia e profissionais de imprensa, que, num passado recente se manifestavam em defesa da liberdade informativa, mas agora, de forma contraditória e incompreensível, silenciam, sacrificando as liberdades democráticas.

liberdade Vctor Jara.jpg

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub