Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O CORRESPONDENTE

Por que o brasileiro continua um analfabeto político? Como conviver com a ameaça de uma intervenção militar? Este Correspondente tenta buscar respostas na leitura dos jornais

Por que o brasileiro continua um analfabeto político? Como conviver com a ameaça de uma intervenção militar? Este Correspondente tenta buscar respostas na leitura dos jornais

O CORRESPONDENTE

28
Jan18

Quem sabe os nomes dos proprietários das ilhas brasileiras?

Talis Andrade

duke2.jpg

 

 

Em qualquer enciclopédia o ensinamento de que o Brasil quase não tem ilhas oceânicas, marítimas ou fluviais. Recentemente, a Wikipédia passou a informar o óbvio:  "Com um litoral e uma rede fluvial tão imensos, a quantidade de ilhas e arquipélagos consequentemente não poderia ser pequena. Desse modo, a listagem foi arranjada segundo as unidades federativas nas quais as ilhas estão localizadas, como também doutras formas".

 

Pode fazer a leitura. As ilhas continuam desaparecidas. Igualmente é "válido mencionar a grande dificuldade que se tem na compreensão do fenômeno da propriedade pública e privada no Brasil e suas implicações, não por qualquer outro motivo, senão pela enorme complexidade e obscuridade da legislação brasileira, que, assim como no caso em tela, se apresenta em tantas outras áreas do Direito pátrio". 

 

Enquanto o presidente Lula da Silva não pode possuir um sítio, o ex-presidente José Sarney é dono de uma ilha no Maranhão.

 

O candidato a presidente Luciano Huck é proprietário de uma mansão na Ilha das Palmeiras, em Angra dos Reis, litoral sul do Rio de Janeiro. Foto de capa hoje na Folha de S. Paulo com a seguinte legenda: "Costa Verde cresce com casas de luxo e iates". O palacete praeiro de Huck foi uma concessão do governador Sérgio Cabral, e sem licença ambiental.

 

BRA_FDSP-1.jpg

Volto a perguntar:

Quem fiscaliza a posse de ilhas e as clandestinas praias particulares?

 

A privatização das praias brasileiras acontece de maneira cada vez mais acelerada. Sob as vistas grossas dos governantes e Judiciário.

 

 

Recentemente, blogueiros denunciaram a praia da família Marinho em Paraty — RJ, encravada no melhor ponto da Mata Atlântica brasileira. Para ser erguida hoje, de acordo com o portal DCM, a mansão custaria cerca de R$ 8 milhões, pelas dificuldades técnicas e qualidade do material, cerca de R$ 6 mil por m² e poderia ser vendida por algo em torno de 20 a 80 milhões com o terreno.

 

Quantas praias possuem os irmãos Irineu, João e José Marinho? 

 

 

 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D