Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O CORRESPONDENTE

O CORRESPONDENTE

21
Set17

Onde fica o maior tribunal do mundo?

Talis Andrade

 

justiça engole espada Bernard Bouton.jpg

                                               Ilustração Bernard Bouton 

 

 

Além do tribunal supremo, o STF, o Brasil tem cinco tribunais superiores: STJ, TST, TSE, STM, TCU. 

 

Os juízes que atuam nos tribunais superiores, com os palácios em Brasília, são chamados de ministros, e nomeados pelo presidente da República.

 

Os tribunais federais possuem cortes nos 26 estados brasileiros. Compreendem quatro instâncias. Para entender o poder dos togados, o famoso Sérgio Moro um mero juiz de primeira instância. Acima dele existem mais três poderes. Juízes em posição hierárquica mais elevada, sendo o STF a instância máxima.  

 

Curiosamente, o Brasil não está em guerra e funciona a todo vapor o Superior Tribunal Militar. Temos eleições apenas nos anos pares, e o Tribunal Superior Eleitoral trabalha nos anos ímpares com pagamento extra de férias não gozadas e/ou em dobro. 

 

piracy_and_justice___tomas justiça pirata.jpg

 

 

O TCU (sem acento no 'u') perdura no dilema do será que ele é. Para os entendidos, os principescos barnabés conselheiros de senadores, de deputados federais, de deputados estaduais e, até mesmo, de vereadores que existem TCU municipais, são ministros de fantasia. Que os chamados tribunais de contas não passam de assessorias dos poderes legislativos que fiscalizam as contas do executivo. Ou o faz de conta que faz as contas.

 

Para aumentar o exagero do não ter o que fazer, junto aos Tribunais de Contas no Brasil oficia um Ministério Público especializado, denominado Ministério Público de Contas.

 

AUTO_aziz justiça fundo do poço.jpg

                                                                                         Ilustração Aziz

 


Acrescente que cada um dos 26 estados brasileiros possui justiça própria. E no Estado de São Paulo fica o maior tribunal do Brasil e do mundo com 360 desembargadores. 

 

Repetindo: Trezentos e sessenta desembargadores. Uma reunião deles, todos juntos, pode acontecer em um estádio esportivo.


Quantos desembargadores aposentados existem no TJ-SP nem o diabo sabe. Nem quantos herdeiros pensionistas deles. Idem as filhas herdeiras que não casam para receber as nababescas pensões para uma vida de luxo e luxúria dos cafetões companheiros teúdos e manteúdos.

 

justiça grávida raul_fernando_zuleta.jpeg

Ilustração Fernando Zuleta 

 

Os governadores dos Estados nomeiam os desembargadores.

 

Na casta dos togados - juízes, desembargadores, promotores, procura dores e não acham - a Hiz Brazil dos salários acima do permitido por Lei, além dos auxílios e benesses mil, as pensões herdadas por netos e netas menores de idade, as filhas eternamente mães solteiras, e outros e outros diferentes abusos de autoridade.

 

Surrealmente, quem pratica crime é premiado com uma aposentadoria precoce, que os cargos são vitalícios.   

 

Eta justiça cara chamada de PPV, para punir pobres pretos, putas e viados. De varas para bater no lombo do povo.

 

O sujeito rico punido na primeira instância por um Moro, pode recorrer à segunda, à terceira , e como isso leva tempo, quando chega a vez da quarta o crime prescreveu, o réu se torna inimputável pela idade, quando não morre depois de uma vida livre e no gozo de fortunas de origens desconhecidas, que legalmente (mais do que legal) sobram para os herdeiros nos paraísos fiscais de encantadas e paradisíacas ilhas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D