Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O CORRESPONDENTE

Por que o brasileiro continua um analfabeto político? Como conviver com a ameaça de uma intervenção militar? Este Correspondente tenta buscar respostas na leitura dos jornais

Por que o brasileiro continua um analfabeto político? Como conviver com a ameaça de uma intervenção militar? Este Correspondente tenta buscar respostas na leitura dos jornais

O CORRESPONDENTE

20
Dez17

MDB nome de batismo dado pelo marechal Castelo Branco a um partido consentido

Talis Andrade

 

benett-1. sujeira mdb .jpg

O ditador Castelo Branco, por ato institucional, criou o MDB para que o mundo acreditasse que o Brasil vivia uma democracia, com a justiça funcionando e o legislativo eleito pelo povo.

 

Hiistoria a Wikipedia: Em 27 de outubro de 1965, o Ato Institucional Número Dois que concentrou mais poderes nas mãos do Executivo, estabeleceu eleições indiretas para Presidente da República e para os governos estaduais a partir do ano seguinte e por fim decretou a extinção dos partidos políticos no país e a criação de um sistema bipartidário onde o governo seria representado pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e a oposição caberia ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

AUTO_son-1. p propina mdb.jpg

 

OPOSIÇÃO CONSENTIDA


Conforme os dispositivos do Ato Institucional Número Dois e ainda do Ato Complementar Número Quatro, de 24 de novembro de 1965, criar um partido político só seria possível se a nova agremiação contasse com pelo menos 20 senadores e 120 deputados federais no ato de sua fundação e assim surgiram duas novas siglas ao invés das treze então existentes: a ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) que congregariam as forças situacionistas e as de oposição ao governo. As adesões ao partido oficial excederam os prognósticos ao passo que no MDB foi preciso um empenho maior para cumprir o número mínimo de filiações de modo a evitar a caracterização do Regime Militar de 1964 como uma ditadura de partido único.

 

Para completar os vinte senadores necessários, Castelo Branco apelou para Tancredo Neves, que virou fundador do MDB sedo por voçação um governista.

 

A primeira reunião para tratar da criação de um partido oposicionista se deu em 4 de dezembro de 1965 e nela os participantes decidiram adotar o termo "movimento" ao invés de "ação", desse modo chegou-se ao "Movimento Democrático Brasileiro" cuja sigla foi alterada de "MODEBRA" para "MDB". Em 24 de março de 1966, foi lavrado o registro oficial do novo partido.

 

 Em 20 de dezembro de 1979, o ditador Ernesto Geisel decidiu pelo fim do sistema bipartidário, surgindo em seu lugar, entre outros, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, e a ARENA se agregou no Partido Democrático Social.

 

Os militares obrigaram o MDB acrescentar a letra pê na sigla para o teatro de que era um partido. 

AUTO_lane- temer nome mdb .jpg

Agora o MDB tira o pê, o que prova que Castelo estava certo: O MDB nunca foi um grupo de pessoas unidas pela mesma opinião, mesmos interesses e mesma ação política. Mas um ajuntamento de oportunistas. Um aglomerado que faz oposição para obter vantagens, mesmo quando governo na presidência de Sarney, presidente de honra do PMDB e, agora, com Temer.

AUTO_edra pmdb.jpg

O balcão de negócios continua: Voto vendido, projeto aprovado. Foi assim que Michel Temer (PMDB), como presidente da Câmara dos Deputados aprovou a reeleição de Fernando Henrique.  Eduardo Cunha (PMDB),  presidente da Câmara dos Deputados, e Renan Calheiros (PMDB), presidente do Senado Federal aprovaram o impeachment de Dilma Rousseff.

pmdb ponte viaduto.jpg

 

Michel Temer comprou os votos das reformas trabalhista e da previdência, os engavetamentos dos pedidos de impeachment do seu governo corrupto e entreguista. 

 

   

arte-quadrilha-pmdb.jpg

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D